TODO O COLESTEROL É “MAU”?

O seu nível de colesterol total inclui o colesterol LDL e o colesterol HDL. O equilíbrio entre os níveis desses dois tipos de colesterol é igualmente importante.

O LDL (lipoproteína de baixa densidade) é o tipo de colesterol “mau”. Se houver excesso de colesterol LDL no sangue, ele pode acumular-se lentamente nas artérias, estreitando-as e aumentando o risco de doença coronária. Deve procurar reduzir os seus níveis de LDL, alimentando-se de forma saudável e introduzindo os alimentos Benecol® com éster de estanol vegetal na sua alimentação.

O HDL (lipoproteína de alta densidade) é o tipo de colesterol “bom”. Ajuda a remover o excesso de colesterol da circulação sanguínea e devolve-o ao fígado, onde é decomposto e expelido do corpo.

Um conselho rápido para recordar que a diferença é que o seu LDL deve ser baixo e o seu HDL deve ser alto.

O QUE É O COLESTEROL “ELEVADO”?

O seu nível de colesterol é medido em unidades, chamadas milimoles, por litro de sangue, frequentemente abreviadas para mmol/l. É oficialmente recomendado que os adultos saudáveis devem ter um nível de colesterol total abaixo de 5 mmol/l.

O risco de doença cardíaca é particularmente elevado se tiver um nível de colesterol LDL elevado e um nível de colesterol HDL baixo.

É igualmente importante recordar que outros fatores, tais como o tabagismo, a hipertensão arterial e outras gorduras, são fatores de risco para o desenvolvimento de doença coronária.

 

VER TODOS OS CONSELHOS