PRINCIPAIS CONSELHOS PARA REDUZIR O COLESTEROL

Pode controlar o seu colesterol e manter o equilíbrio enquanto ainda desfruta alimentos maravilhosos. Fazer trocas é uma forma simples de o fazer sem ter de fazer grandes alterações à sua alimentação ou estilo de vida. Existem outras pequenas mudanças que também pode fazer.

Consulte a lista de para ver se existe alguma que possa começar hoje.

Experimente coisas novas na sua alimentação diária
Pode introduzir mais alimentos para reduzir o colesterol?

Ingerir alimentos Benecol® com estanóis vegetais como parte de uma alimentação saudável pode diminuir o colesterol LDL mais do que apenas com alimentação saudável.

Saiba mais aqui.

Conheça quais são os alimentos ricos em gordura saturada e escolha-os com menos frequência

A gordura saturada é encontrada em alimentos lácteos com elevado teor de gordura (tais como natas, leite gordo, queijo duro, manteiga), em cortes gordurosos de carne e em bolos e doces.

A ingestão desses alimentos com uma menor frequência são mudanças que pode fazer que ajudarão ao resultado.

Guia rápido:

Elevado em saturados: mais de 5 g de saturados por 100 g

Baixo em saturados: 1,5 g de saturados ou menos por 100 g

Esteja atento às gorduras saturadas ocultas

As gorduras saturadas também podem estar “ocultas” em alguns alimentos de conveniência, por isso, ao consultar os rótulos nutricionais nas embalagens alimentares, pode escolher produtos com menos gordura saturada.

Pequenas mudanças como essa podem ajudar a aproximá-lo do objetivo recomendado. Como orientação, as mulheres devem procurar ingerir um máximo de 20 g de gordura saturada por dia e os homens um máximo de 30 g.

Tente trocar as gorduras saturadas por gorduras insaturadas (“boas”)

As gorduras insaturadas são melhores para a saúde do seu coração e encontram-se numa grande variedade de alimentos saborosos e versáteis. Estes incluem frutos secos, sementes e óleos vegetais (por exemplo, azeite, colza, girassol) e os respetivos cremes para barrar.

Tal significa que pode manter o seu coração feliz uma enorme variedade de ingredientes por onde escolher. Os frutos secos e as sementes podem constituir um excelente lanche para um coração feliz, mas também contêm muitas calorias. Por isso, fique atento à quantidade se estiver a vigiar o seu peso.

Escolha métodos de confeção mais saudáveis

Grelhar, cozinhar a vapor, cozer e assar utilizam menos gordura do que fritar. Pode cozinhar uma enorme quantidade de alguns dos seus alimentos favoritos, cortando nas gorduras saturadas.

Pode comer mais frutas, legumes e alimentos ricos em fibras?

Tenha como objetivo ingerir, pelo menos, 5 doses de frutas e legumes por dia. Tal fornecerá fibras e diversas vitaminas, além de manter o seu prato variado e colorido.

Algumas frutas e legumes também contêm fibras solúveis que podem ajudar a reduzir o colesterol. Outros alimentos que contêm fibras solúveis incluem a aveia, o feijão, as ervilhas, as lentilhas e grão de bico, portanto, pode adicionar interesse ao misturá-los.

Opte pelo integral

As pessoas com um coração saudável tendem a comer mais alimentos integrais. Por isso, tente escolher variedades integrais de pão integral, arroz e massa sempre que possível.

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