O QUE PROVOCA O COLESTEROL ELEVADO?

Uma das causas mais comuns para os níveis elevados de colesterol no sangue é a ingestão de demasiadas gorduras saturadas. A falta de exercício físico regular, o excesso de peso, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo também podem elevar os níveis de colesterol.

Felizmente, estes são todos fatores que pode mudar para ajudar a baixar os níveis de colesterol e a reduzir o risco de desenvolver doenças coronárias. Existem alguns fatores que aumentam o risco de colesterol elevado que não podem ser mudados. Tais incluem um histórico familiar de colesterol elevado ou doença cardiovascular precoce, ter mais de 40 anos e um diagnóstico de qualquer doença que afete os níveis de colesterol. Por exemplo, cerca de 1 em 250 pessoas tem níveis elevados de colesterol provocados por uma doença genética chamada hipercolesterolemia familiar. Se algum dos fatores que não podem ser alterados se aplicar a si, é ainda mais importante que se concentre em mudar os fatores anteriores que pode controlar.

E O COLESTEROL ENCONTRADO NOS ALIMENTOS?

O colesterol que se encontra naturalmente em alguns alimentos – tais como ovo, camarão, fígado e rim – é conhecido como “colesterol alimentar”. O colesterol alimentar, geralmente, tem pouca influência nos níveis de colesterol no sangue. Por essa razão, os alimentos tais como ovos e camarões podem ser ingeridos como parte de uma dieta saudável e equilibrada.

VER TODOS OS CONSELHOS