INCLUIR OS SEUS CINCO POR DIA

Conselhos para incluir os cinco por dia na sua alimentação diária

  • Crie um arco-íris. Uma diversidade de cores não só dá um forte impacto visual ao seu prato, além de que diferentes frutas e legumes coloridos contêm diferentes vitaminas e minerais de que seu corpo precisa para se manter saudável.
  • Fruta a todas as refeições. Um copo de sumo de frutas ao pequeno-almoço ou o lanche de fruta ocasional entre as refeições é uma excelente forma de garantir que está a consumir o recomendado.
  • Compre frutas e legumes da época para obter o melhor sabor e a maior poupança.
  • Mas mantenha a despensa bem abastecida. Ter em casa frutas e legumes congelados, enlatados e secos significa que não terá de se preocupar se acabarem.
  • Adicione algumas frutas secas ou frescas aos seus cereais do pequeno-almoço ou beba um smoothie de frutas ao lanche.
  • Seja criativo. Pode tornar as refeições mais nutritivas adicionando legumes, grãos ou leguminosas a ensopados e refogados e frutas a sobremesas.

Cuidado com os alimentos de conveniência frutados. As frutas e legumes em alimentos de conveniência podem contar para os seus 5 por dia, mas muitos desses alimentos podem ser ricos em açúcar, sal e gordura. Não se esqueça de consultar o rótulo e consumir esses alimentos com moderação.

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