FORMAS DE SE ALIMENTAR BEM

Comece o seu dia com o pequeno-almoço

Não tomar o pequeno-almoço pode parecer, à primeira vista, uma boa ideia , mas um pequeno-almoço saudável é essencial, dado que fornece a energia para ajudar o corpo a funcionar com mais eficiência ao longo do dia.

Não se esqueça do peixe

Tente comer, pelo menos, duas doses de peixe por semana. Uma das doses deve ser peixe gordo, tal como sardinhas, salmão, truta, carapau ou cavala, dado que são uma fonte valiosa de proteínas e de ácidos gordos Ómega 3.

A água é essencial à vida

O corpo humano é composto por 60% de água, por isso é essencial manter-se hidratado. Tente beber, pelo menos, 6 a 8 copos (1,5 a 2 litros) de água ou outros fluidos ao longo do dia para evitar ficar desidratado. Poderá necessitar de mais se estiver com calor ou a fazer exercício.

Consuma álcool de forma responsável

Quando se trata de beber álcool, é importante conhecer os seus limites. Os homens não devem beber mais de 3 a 4 unidades de álcool por dia e as mulheres 2 a 3.

Reduza o sal

Cerca de 75% do sal na nossa alimentação provem de alimentos processados. Tente cozinhar utilizando ingredientes frescos sempre que puder. A leitura dos rótulos dos alimentos pode ajudar a evitar alimentos com elevado teor de sal (máximo diário de 6 g de sal, 2,4 g de sódio).

Reduza o açúcar

O açúcar é frequentemente conhecido como “calorias vazias”, dado conter apenas calorias sem outros nutrientes. A leitura dos rótulos dos alimentos ajuda-o a saber se um alimento tem um conteúdo elevado (mais de 15 g de açúcar por 100 g) ou baixo (5 g ou menos de açúcar por 100 g) de açúcar. É melhor evitar alimentos com teor elevado de açúcar.

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