CONTROLAR OS TAMANHOS DAS DOSES

Veja como pode controlar o tamanho das suas doses:

Quando comer fora

  • Lembre-se de que não precisa de limpar o seu prato! Coma devagar e pare quando estiver satisfeito. Peça que embrulhem as sobras para levar!
  • Coma uma entrada leve e tente esperar até ter comido o prato principal antes de pedir um pudim. Nunca se sabe, pode já estar satisfeito!
  • Embora pareça uma boa relação qualidade/preço, em restaurantes de fast food não se sinta tentado a “sobredimensionar” a sua refeição.
  • Para uma sobremesa saudável, escolha frutas frescas ou sorvete ou partilhe com um amigo.
  • Se estiver a planear jantar fora, faça refeições menores e mais leves durante o dia.

Em casa

  • Cuidado com “a comida inconsciente”, ou seja, quando não estamos conscientes da quantidade de comida que estamos a consumir, por exemplo, quando comemos a ver televisão
  • Não coma da embalagem. Quando petiscar, coloque algumas batatas fritas, bolachas ou biscoitos numa taça.
  • Congele as sobras para não ser ser tentado a comer segunda vez.
  • Complemente com legumes. São baixos em calorias, bons para si e contam para os seus 5 por dia.

Fruta e legumes – 5 por dia

Todos nós devemos ingerir 5 ou mais doses de frutas e legumes todos os dias para nos mantermos saudáveis. Uma dose é equivalente a 80 g (cerca de 3 onças) de peso de qualquer fruta ou legume.

Lembre-se que as batatas não contam como dose, dado serem um alimento rico em amido, tal como o arroz e a massa.

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