AS IMENSAS VANTAGENS DO EXERCÍCIO

Quais são os benefícios do exercício físico regular?

O exercício é conhecido por ser um dos fatores mais importantes na manutenção de uma boa qualidade de vida, ajudando a manter a saúde e o bem-estar geral. (1) Mas, além disso, existem benefícios específicos nos quais nem sempre pensa. Poderá ajudar pensar nestes benefícios quando considerar a sua próxima oportunidade de se exercitar.

  • Promove o sono
    Pode ajudá-lo a adormecer mais rápida e profundamente, melhorando a qualidade geral do seu sono(2)
  • Melhora a saúde dos seus ossos
    Qualquer exercício que aplique resistência aos ossos, por exemplo, corrida, dança e levantamento de pesos, ajuda a construir e a manter a densidade óssea, o que combate a perda óssea que ocorre naturalmente à medida que envelhecemos (3)
  • Fortalece contra constipações e gripes
    Aqueles que se exercitam regularmente têm um sistema imunitário mais forte, por isso é menos provável que sofram uma constipação ou uma gripe (4)
  • Pode ajudar a prevenir o cancro
    A investigação sugere que as pessoas fisicamente ativas podem reduzir para metade o risco de desenvolver cancro do intestino (5)
  • Ajuda a manter um coração saudável
    O seu coração é um músculo e, como qualquer músculo, se trabalhar mais, ficará mais forte.
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol
    O exercício regular ajuda a aumentar o colesterol “bom”, reduzindo o LDL (colesterol mau), podendo igualmente baixar a tensão arterial (6)
  • Ajuda a controlar o seu peso
    O exercício ajuda-o a desenvolver os músculos e a aumentar o seu metabolismo
  • Melhora o seu humor
    O exercício estimula a libertação das hormonas do bem-estar

Referências:

  1. Hassmen, P, Koivula, N, & Uutela A. (2000). Physical exercise and psychological well-being: a population study in Finland. Prev Med, 30 (1), 17–25.
  2. Shelley S. Tworoger, PhD1,2; Yutaka Yasui, PhD1; et. al. “Effects of a year-long moderate-Intensity exercise and a stretching intervention on sleep quality in postmenopausal women.” Sleep. 2003. Vol. 26, Issue 7, pages 830–836.
  3. The British Nutrition Foundation
  4. Moderate-intensity exercise reduces the incidence of colds in postmenopausal women,” by Ulrich et al, The American Journal of Medicine, Volume 119/Issue 11.
  5. Web MD. Exercises to control your cholesterol. Available at: https://www.webmd.com/cholesterol-management/features/exercises-to-control-your-cholesterol#1 Accessed December 2018.
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