ALIMENTAR-SE BEM

A chave para alcançar uma alimentação saudável é:

  • Comer a quantidade certa de alimentos conforme a sua atividade
  • Comer a variedade de alimentos para garantir que recebe todos os nutrientes e energia de que o seu corpo precisa.

Tal deve incluir alimentos de todas as principais categorias – hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Também precisará de diversas vitaminas e minerais e fibras alimentares. Aqui estão algumas sugestões para começar.

Os amidos são hidratos de carbono

Os alimentos ricos em amido, tais como o pão, os cereais, o arroz, a massa e as batatas dão-nos imensa energia. É melhor escolher a opção integral em vez de variedades refinadas (tais como pão branco e arroz). As opções integrais contêm mais nutrientes e fibras que libertam a energia lentamente, ajudando-o a sentir-se satisfeito durante mais tempo.

Como ingerir proteínas

Os alimentos ricos em proteínas incluem a carne, o peixe, os ovos, as lentilhas e os laticínios. Os frutos secos também são fonte de proteínas e constituem um lanche saudável com moderação.

Cinco por dia

Tente ingerir, pelo menos, 5 doses de frutas e legumes por dia. As doses podem ser frescas, congeladas, enlatadas ou recém espremidas. Por que não fazer um delicioso smoothie para ter alguma variedade? Lembre-se de não incluir muitas doses de frutas, em vez de legumes, dado algumas frutas conterem uma quantidade elevada de açúcar.

Ingira as gorduras certas

Todos nós precisamos de ter uma pequena quantidade de gordura na nossa alimentação; mas o importante é o tipo de gordura que estamos a consumir. Reduzir as gorduras saturadas (encontradas em carnes gordurosas, laticínios integrais e bolos) pode ajudar a reduzir o colesterol.

Como indicação geral, um elevado teor de gordura é mais de 20 g de gordura por 100 g e um baixo teor é de 1 g ou menos por 100 g. Quando se trata de saturadas, um conteúdo elevado é de 5 g ou mais por 100 g e um conteúdo baixo é de 1 g ou menos por 100 g.

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