ÁGUA: PORQUE É IMPORTANTE?

O nosso peso corporal é composto por dois terços de água, pelo que é importante não descurar a água. A maioria das reações químicas que acontecem nas nossas células precisam da água para funcionar; desde ajudar o cérebro a funcionar no seu melhor, manter a temperatura do corpo no nível correto e ajudar os rins a livrarem o corpo de toxinas.

É importante substituir os fluidos que naturalmente perde pelos pulmões, pele e rins. Se não beber o suficiente, pode ficar desidratado e começar a sentir respetivos os efeitos.

Alguns destes, que já pode ter sentido, são dores de cabeça, cansaço e perda de concentração. É fundamental que beba o suficiente para evitar estes sintomas.

Também é importante não beber demais, dado que tal pode diluir os sais minerais essenciais no sangue.

Aqui ficam alguns conselhos para o ajudar a manter-se hidratado e saudável:

Quanto devo beber?

A maioria dos especialistas concorda que devemos procurar beber de 1,5 a 2 litros por dia (isto é cerca de 6-8 copos de 250 ml por dia). As crianças devem beber aproximadamente metade desse valor, conforme a idade.

O que devo beber?

Idealmente, é melhor beber água, seja da torneira ou engarrafada. As outras bebidas, tais como sumos de frutas, chá e café, também contam para os 6 a 8 copos de fluidos que devemos beber todos os dias.

Destes não convém ingerir demasiado, dado que contêm outros ingredientes a serem processados pelo corpo. Os sumos puros de frutos, por exemplo, contêm bastante açúcar, por isso não beba mais do que um copo por dia.

Como sei se estou hidratado?

Pode verificar se está desidratado, observando a cor da sua urina. Amarela clara é normal. Se estiver desidratado, será muito mais escura.

Principais conselhos

  • Beba um copo de água quando acordar todos os dias. É uma forma excelente e refrescante de começar a manhã
  • Beba pouco e com frequência ao longo do dia, em vez de esperar até sentir sede. Nessa altura, o seu corpo já está a ficar desidratado
  • Sabia que o álcool é altamente desidratante? Assegure que bebe apenas dentro do intervalo recomendado e que bebe água entre as bebidas alcoólicas
  • Mantenha um jarro ou uma garrafa de água na sua secretária para facilitar a ingestão
  • Transpirar é uma forma de perdermos água, por isso beba bastante durante e após o exercício. E lembre-se de beber mais durante o tempo quente do que no frio
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