advance pt

Perguntas Frequentes Sobre os Produtos Benecol 

1. O que é o Benecol®?

Benecol® é nome da marca mundial de produtos alimentares que contêm uma substância activa – o éster de estanol vegetal - que reduz o colesterol. O éster de estanol vegetal reduz efetivamente os níveis de colesterol total e de colesterol LDL no sangue. A eficácia e segurança do ingrediente presente nos produtos Benecol foram comprovadas através de mais de 70 estudos clínicos. A Raisio, uma Empresa Finlandesa, é proprietária da marca Benecol e da patente do ingrediente original éster de estanol vegetal.   

2. O que é o colesterol?

O Colesterol é uma substância semelhante à gordura, que é essencial a todas as células do nosso organismo. É também componente dos ácidos biliares, de certas hormonas e da vitamina D. O colesterol é uma molécula vital para o normal funcionamento do organismo e por isso é sintetizado pelo fígado em quantidade suficiente e portanto não há necessidade de colesterol na nossa dieta. 

3. Onde se origina o colesterol?

O colesterol que circula na nossa corrente sanguínea tem duas fontes: 1) a nossa dieta e 2) a sínteses no nosso organismo, especialmente no fígado, que é excretado através da bílis no trato intestinal. Na corrente sanguínea o colesterol é transportado por lipoproteínas, principalmente por lipoproteínas LDL e HDL.  

4. De onde provém o colesterol que entra no trato intestinal?

As principais fontes são colesterol de origem alimentar e o colesterol de origem biliar (o colesterol entra no trato digestivo através da dieta e da bílis).
O colesterol alimentar provém dos alimentos que ingerimos (ex.: gema de ovo, carne, natas, manteiga); apenas os alimentos de origem animal contêm colesterol. O colesterol biliar entra no trato digestivo através dos sais biliares. Os sais biliares provêm do fígado e são necessários à digestão da gordura. Normalmente cerca de 50% do colesterol alimentar e biliar é absorvido via trato intestinal na corrente sanguínea mas os estanóis vegetais conseguem inibir efetivamente a sua absorção. A redução de absorção do colesterol traduz-se numa redução dos níveis de colesterol total e do colesterol LDL.

5. Como actua o éster de estanol vegetal?

O éster de estanol vegetal actua inibindo de uma forma segura a absorção do colesterol do trato intestinal. O éster de estanol vegetal bloqueia parcialmente a absorção do colesterol alimentar e do colesterol biliar. O seu efeito pode ser verificado ao fim de duas a três semanas de consumo diário em que se aprecia uma redução mensurável do colesterol.

6. Porque é que o colesterol LDL elevado é indesejável?

Quando o colesterol LDL excede os valores normais de funcionamento do organismo, deposita-se nas paredes dos vasos sanguíneos causando aterosclerose. O colesterol elevado é um factor de risco para a doença coronária, enfarte e doença vascular periférica.  

7. Porque é que se adiciona o éster de estanol vegetal a produtos alimentares?

O éster de estanol vegetal reduz a absorção do colesterol do trato gastro intestinal e consequentemente o nível do "mau" colesterol LDL no sangue. Os produtos que contêm éster de estanol vegetal constituem um meio de efetivamente reduzir o seu colesterol através da dieta.    

8. Qual a origem do éster de estanol vegetal?

Os estanóis vegetais são substâncias naturais que se encontram nas células das plantas. Estão presentes em pequenas quantidades no milho, no trigo, centeio e outras plantas. Combinando os estanóis vegetais com extratos de óleo vegetal obtém-se o éster de estanol vegetal, o ingrediente ideal de uma enorme variedade de produtos alimentares. O éster de estanol vegetal é produzido pela empresa Raisio, na Finlândia.

9. Qual a quantidade de colesterol LDL que consegue reduzir com o éster de estanol vegetal?

Até à data mais de 70 estudos clínicos publicados em diversos jornais científicos, tais como o New England Journal of Medicine and Circulation, comprovam o excelente perfil de eficácia e segurança do éster de estanol vegetal. Estes estudos confirmam que o consumo de 1,5 a 2,4 gr de estanol vegetal podem reduzir o nível de colesterol em cerca de 7 a 10% ao fim de duas a três semanas. 

10. Como posso saber se o nível do meu colesterol está demasiado elevado?

O colesterol elevado não é visível e não se sente. A melhor forma de verificar os seus níveis de colesterol é consultar o seu médico e fazer uma análise de sangue.   

11. Quais são os níveis recomendados para o colesterol LDL, HDL e Colesterol Total?

De acordo com recentes guidelines internacionais, os valores de referência para o colesterol em indivíduos saudáveis são:

  • Colesterol Total menos de 5 mmol/l (<190 mg/dl)
  • Colesterol LDL menos de 3 mmol/l (<115mg/dl)
  • Colesterol HDL pelo menos 1 mmol/l (≥40mg/dl) para homens e pelo menos 1.2 mmol/l (≥45 mg/dl) para mulheres
     

12. O meu nível de colesterol no sangue é constante?

Os níveis de colesterol no sangue normalmente flutuam em cerca de 10%. É portanto prudente saber qual é o seu nível de colesterol através de múltiplos testes ao colesterol.
 

13. Os produtos Benecol® são indicados para todas as pessoas?

Os produtos Benecol® são recomendados a todas as pessoas que querem reduzir o seu colesterol. No entanto as mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 5 anos têm necessidades dietéticas especiais e devem consultar o seu médico antes de consumir quaisquer produtos destinados a ajudar a controlar os seus níveis de colesterol.
 

14. Como é que sei que o éster de estanol vegetal funciona?

Os seus níveis de colesterol descem ao fim de 2-3 semanas após iniciar o consumo diário de 1.5 a 2.4 gr de estanóis vegetais. A dose diária de estanóis vegetais dos produtos Benecol é de 2 gr. Uma análise ao seu colesterol comprova que o éster de estanol vegetal está a funcionar.
 

15. Como e quando devo consumir os produtos Benecol®?

Para obter os melhores resultados deve consumir os produtos Benecol® diariamente às refeições. Os produtos Benecol são recomendados como parte de um estilo de vida e de dieta saudáveis que inclua o consumo de frutas e vegetais.
 

16. Posso consumir produtos Benecol® por minha própria iniciativa?

Sim, pode consumir livremente produtos Benecol® como uma ferramenta dietética para reduzir os seus níveis de colesterol. Cabe-lhe a si decidir se quer consultar o seu médico, no entanto se está a tomar medicamentos para baixar o colesterol é recomendável que consulte o seu médico acerca do consumo de alimentos com éster de estanol vegetal adicionado.
 

17. Há alguns estudos a longo prazo sobre a segurança e eficácia dos produtos Benecol®?

Sim, desde 1995 que os produtos Benecol® têm vindo a ser consumidos com segurança.
Para além disso o efeito do éster de estanol vegetal tem sido testado em estudos clínicos com a duração de 12 e 18 meses. Estudos específicos acerca da segurança e fiabilidade do éster de estanol vegetal confirmam que o seu consumo é absolutamente seguro.
 

18. Posso consumir produtos Benecol® em conjunto com medicamentos para baixar o colesterol?

Estudos científicos demonstram que as pessoas que usam medicamentos para baixar o colesterol têm vantagem em consumir produtos Benecol®. Ou seja, foi demonstrado que o éster de estanol vegetal ajuda a reduzir ainda mais os níveis de colesterol em pessoas que tomam Estatinas ou outra medicação para baixar o colesterol, tendo um efeito concomitante. No entanto as pessoas que estão a tomar medicação para baixar o colesterol devem consultar o seu médico para encontrar a melhor solução.
  

19. O que acontece se tomar uma dose de Benecol® inferior à dose diária recomendada?

Provavelmente conseguirá ainda assim reduzir o seu nível de colesterol, tudo dependerá da dose que toma diariamente, mas não de uma forma tão efetiva.
 

20. O que acontece se deixar de consumir os produtos Benecol® diariamente?

O efeito redutor do colesterol do éster de estanol vegetal baseia-se na redução da absorção do colesterol pelo trato intestinal. Para que este efeito de "bloqueador de colesterol "resulte é necessário que os estanois vegetais estejam presentes no intestino e portanto os produtos Benecol® devem ser consumidos diariamente para obtenção dos melhores resultados na redução do colesterol. No entanto, se deixar de tomar o Benecol por um ou dois dias, não terá certamente consequências na redução do seu colesterol.
 

21. Como pode conseguir tomar a dose diária suficiente de estanois vegetais?

O éster de estanol vegetal deve ser usado como parte de uma dieta e estilo de vida saudáveis. Pode facilmente tomar a dose diária recomendada de 2 gr de estanóis vegetais ao consumir os alimentos Benecol®.
 

22. O que acontece se exceder a dose diária recomendada de produtos Benecol®?

Estudos clínicos demonstram que o consumo diário de até 9 gr de estanóis vegetais é tão seguro como o consumo da dose actualmente recomendada (2 gr/dia de estanóis vegetais).
 

23. O efeito redutor do colesterol dos produtos Benecol® mantém-se durante longos períodos de tempo?

O efeito a longo prazo do éster de estanol vegetal como redutor do colesterol foi verificado em testes clínicos controlados, os mais longos com uma duração de 12 e de 18 meses. Adicionalmente os produtos Benecol® estão no mercado desde 1995 e o seguimento de indivíduos que têm vindo a consumir os produtos Benecol indica claramente o seu efeito a longo prazo na redução do colesterol.
   

24. O que acontece se deixar de ingerir os produtos Benecol®?

O seu colesterol voltará aos níveis iniciais antes de começar a ingerir os produtos Benecol®.
 

25. O éster de estanol vegetal é absorvido pelo trato intestinal?

O éster de estanol vegetal é produzido a partir de extratos de óleo vegetal e estanóis vegetais. Os estanóis vegetais são praticamente inabsorvíveis, mas os extratos de óleo vegetal do éster de estanol vegetal são absorvidos tal como quaisquer outros extratos de óleo vegetal.
 

26. O éster de estanol vegetal tem alguns efeitos secundários?

Não. Não foram relatados nenhuns efeitos secundários nos numerosos estudos clínicos que foram efetuados até ao momento. Adicionalmente, estudos específicos sobre a segurança do éster de estanol vegetal confirmam a segurança deste ingrediente. Os estanóis vegetais são praticamente inabsorvíveis pelo organismo e são excretados rápida e naturalmente (através da urina e das fezes), pelo que apenas têm o efeito de reduzir o colesterol no organismo.
  

27. Porque é que o pack diz "Não consuma mais do que 3 grs de estanóis vegetais por dia"?

Trata-se de uma restrição regulamentar nos actuais Estados - Membros da União Europeia e em alguns outros países. Anteriormente pensava-se que o efeito redutor do éster de estanol vegetal estabilizava quando se consumia mais de 3 grs por dia. No entanto estudos clínicos recentes mostram que é expectável uma redução adicional do colesterol LDL com o incremento da dose diária.
 

28. Porque é que os Produtos Benecol® devem ser consumidos como parte de uma dieta saudável?

O éster de estanol vegetal reduz o colesterol fazendo parte de qualquer dieta. No entanto, uma dieta saudável tem de "per si "um efeito benéfico sobre o colesterol, pelo que os melhores resultados são alcançados combinando os produtos Benecol® com outras escolhas alimentares recomendáveis. Para além disso uma dieta saudável é sempre recomendada pelos seus impactos positivos na saúde.
 

29. O nível de colesterol pode baixar demais com os produtos Benecol®?

Não. O éster de estanol vegetal nunca reduzirá os níveis de colesterol demasiado, uma vez que o nosso organismo está sempre a produzir colesterol.
 

30. O éster de estanol vegetal afeta os níveis de vitaminas no sangue?

Os produtos Benecol® não têm qualquer efeito sobre os níveis de vitaminas no sangue. Foram observadas pequenas reduções a nível dos carotenoides, no entanto mantêm-se dentro dos níveis de referência.

Além disso, um consumo adequado de fruta e vegetais juntamente com produtos enriquecidos com vegetais é suficiente para manter o seu nível original de carotenoides.

31. Posso utilizar os produtos Benecol® como uma ferramenta dietética para manter o meu colesterol num nível saudável?

Mudanças na alimentação são a primeira abordagem para reduzir o colesterol elevado ou para o manter num nível saudável (veja a pergunta 11). Os produtos Benecol® são uma ferramenta dietética para reduzir os níveis de colesterol no sangue e têm um efeito aditivo com uma dieta para redução do colesterol. 

 

32. Como posso ter a certeza de que os produtos Benecol® funcionam da mesma maneira em todos os países?

Todos os produtos Benecol® contêm o mesmo ingrediente redutor do colesterol, o éster de estanol vegetal, que é fornecido pela Raisio Nutrition. A quantidade do ingrediente por porção de produto Benecol pode variar, pelo que por favor leia o rótulo para se assegurar que toma a dose diária recomendada.
 

33. Que impacto tem para o consumidor a nova legislação Europeia sobre alegações nutricionais e de saúde?

A nova legislação relativa às alegações nutricionais e de saúde permitidas foi concebida para proteger o consumidor de alegações enganosas e para o ajudar a tomar decisões informadas. Todas as alegações de saúde devem ser avaliadas pela EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar - e aprovadas pela Comissão Europeia antes da sua utilização, permitindo assim ao consumidor confiar nas sólidas evidências científicas que as validam.
  

34. Por que razão é necessária a aprovação das alegações de saúde pela Comissão Europeia?

Anteriormente existiam diferenças nas normas nacionais entre os Estados Membros.

A aprovação a nível da União Europeia assegura que as alegações de saúde dentro de todos os Estados Membros são idênticas umas às outras.
 

35. Há diferentes tipos de alegações de saúde?

Existem três tipos de alegações de saúde:

  1. Alegação de Saúde de carácter Geral – alegações de saúde que dizem respeito ao normal funcionamento do organismo (ex.: o cálcio é bom para os ossos)
  2. Alegações de Saúde relativas à Redução do Risco de uma Doença e relativas à Saúde Infantil - alegações de saúde que dizem respeito à redução do factor de risco de uma doença ou ao normal crescimento infantil (ex.: alegações relativas à redução do colesterol e à redução do factor de risco da doença coronária ou alegações tipo: o cálcio é necessário para o normal crescimento e desenvolvimento dos ossos nas crianças).
  3. Alegações de Saúde baseadas em novas evidências científicas ou em dados de propriedade industrial.

36. Qual é a diferença entre uma Alegação Nutricional e uma Alegação de Saúde?

Uma alegação nutricional afirma ou sugere que um alimento possui propriedades nutricionais benéficas, tais como: "baixo teor de gordura", "sem adição de açúcar" e "rico em fibras. ". Uma alegação de Saúde é qualquer menção na rotulagem, marketing ou material publicitário que sugere ou implica que o consumo de determinado alimento pode resultar em benefícios para a saúde, por exemplo que um alimento pode reduzir o colesterol e que o colesterol elevado é um factor de risco da doença coronária.
 

37. O significa uma alegação de redução do risco de doença num alimento?

Uma alegação de redução do risco de doença diz respeito à redução de um factor de risco da doença e tem que ser suportada por fortes evidências científicas. Se a evidência científica ou ciência por trás de um ingrediente (alimento) for consubstanciada pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar e aprovada pela Comissão Europeia, pode utilizar uma alegação de redução de risco da doença.
 

38. Qual é a alegação de redução do risco de doença do ingrediente redutor do colesterol dos produtos Benecol®?

A alegação de redução do risco de doença referente ao éster de estanol vegetal foi das primeiras alegações autorizadas pela Comissão Europeia confirmando que: "o éster de estanol vegetal reduz o colesterol no sangue. O colesterol elevado é um factor de risco no desenvolvimento da Doença Coronária".
 

39. Está escrito no pack que "A doença coronária tem múltiplos factores de risco e a alteração de um deles pode ou não ter um efeito benéfico". O que é que isto significa?

A doença coronária tem vários factores de risco. Alguns deles (tais como a idade, o sexo, a carga genética) não são modificáveis mas muitos outros são. Alguns dos factores de risco que podemos modificar são por exemplo os níveis de colesterol, a hipertensão, o tabagismo. Reduzir o colesterol irá provavelmente reduzir o risco de doença coronária mas é também necessário ter atenção aos outros factores de risco atrás mencionados.
 

40. O que é a doença coronária?

A doença coronária manifesta-se quando existe um espessamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem o sangue e oxigénio ao coração (artérias coronárias). Esta diminuição de volume dos vasos é causada pela aterosclerose que ocorre quando lípidos e placas de gordura se depositam nas paredes das artérias. Com o espessamento ou diminuição de volume das artérias coronárias o sangue que vai para o coração pode diminuir ou mesmo parar, o que pode ocasionar dor no peito, falta de ar, ou um ataque cardíaco. Factores de risco tais como colesterol LDL elevado, o tabaco e a hipertensão aumentam o risco de doença coronária.
  

41. Porque é tão importante reduzir o colesterol e consequentemente o risco de doença coronária?

O colesterol elevado é um dos principais factores de risco da Doença Coronária.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2004 a doença coronária foi responsável por cerca de 7.2 milhões de mortes, aproximadamente 12,2% da mortalidade mundial. Estima-se que cerca de 80% das pessoas com doença coronária tem pelo menos um factor de risco que pode ser modificado quer pela dieta quer pelo estilo de vida.

Referência Bibliográfica:
WHO: Cardiovascular diseases (CVDs). (WHO fact sheet no. 317). Geneva, Switzerland: World Health Organization (WHO); 2011. Available at: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs317/en/index.html [Updated January 2011]