advance pt

Colesterol LDL – conhecido como "mau" colesterol

Mau colesterolO Colesterol LDL é conhecido como "mau" colesterol – é importante reduzi-lo o mais possível.  

O LDL transporta o colesterol do fígado ao resto do corpo. Quando o nível de colesterol LDL no sangue é muito elevado, o excesso de colesterol vai lentamente depositando-se nas paredes das artérias, com o consequente endurecimento e espessamento da parede arterial. Com o passar do tempo este facto aumenta o risco de ataque cardíaco ou avc (acidente vascular cerebral).

Juntamente com outros factores de risco o nosso nível de colesterol LDL pode ser usado para prever o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os especialistas recomendam manter os níveis de colesterol LDL o mais baixo possível. 

Colesterol HDL – conhecido como "bom" colesterol

Bom colesterolO colesterol HDL é conhecido como "bom" colesterol – tem um efeito protetor no seu coração. 

O colesterol HDL pode ser comparado a uma eficiente empregada da limpeza. Recolhe colesterol das paredes das artérias e leva-o de volta para o fígado. Porque controla o mau colesterol (LDL), o colesterol HDL ajuda na protecção das doenças cardiovasculares. Por isso este "bom "colesterol é tão importante para a sua saúde.

Colesterol Total – todo o colesterol presente no sangue

O colesterol total é o conjunto de todo o colesterol presente no sangue, principalmente o colesterol LDL e o colesterol HDL.

O nível de colesterol total é frequentemente usado para avaliar o risco de doença cardiovascular. No entanto os especialistas hoje em dia chegaram à conclusão que o nível de colesterol LDL é de grande importância para calcular o risco de doença cardiovascular.

Triglicéridos - fonte de energia e transportadores de gordura no nosso organismo

Os triglicéridos têm um papel importante como fonte de energia e como transportadores de gordura no n/organismo.

A maior parte da gordura que se encontra nos alimentos e no nosso corpo são triglicéridos. Os triglicéridos no sangue provêm das gorduras dos alimentos ou são formados no nosso organismo por outros nutrientes como os açúcares. Um nível elevado de triglicéridos no sangue está associado a doenças cardiovasculares, pelo que deverá ser mantido o mais baixo possível.