advance pt

Como nasceu o Benecol

Benecol é uma marca registada de Raisio Group, FinlândiaNos anos 70 o Governo Finlandês decidiu tomar medidas para combater a saúde precária de uma parte da população. Assim surgiu um Projecto inovador e multidisciplinar - O North Karelia Project – que envolveu profissionais de saúde, a população, a indústria alimentar e outras organizações, que visou a alteração comportamental e as escolhas do estilo de vida. O seu ousado objetivo foi melhorar a saúde pública especialmente através de medidas preventivas. O colesterol elevado foi um dos aspectos considerados, dado que era já reconhecido como um dos principais factores de risco da doença cardiovascular.

Surgiu então a sugestão de que se poderia tentar produzir alimentos que reduzissem o colesterol utilizando substâncias naturais - estanóis vegetais.

Criou-se então uma equipa de especialistas, liderada pelo investigador Ingmar Wester da Raisio, para produzir o primeiro desses alimentos.  

Mas havia um obstáculo técnico considerável: apesar de já se saber que os esterois vegetais podiam reduzir o colesterol não existia nenhum método adequado para incluir este ingrediente nos alimentos.

Um dia em 1989, enquanto brincava com a sua filha mais nova, Ingmar teve uma ideia e correu para o laboratório. Após anos de pesquisa e investigação, tinha finalmente descoberto como criar o éster de estanol vegetal, uma versão evoluída dos estanóis vegetais. A inovação de Ingmar permitiu que os estanóis vegetais fossem adicionados aos alimentos - pela primeira vez - sem comprometer o gosto ou a sua eficácia.

É importante lembrar que apesar dos estanóis vegetais se encontrarem naturalmente na fruta e nos vegetais, a quantidade que teríamos que ingerir para obter algum benefício seria enorme. Com o processo do Ingmar, essas quantidades são facilmente obtidas, através de uma elevada concentração, o que nos permite gozar dos seus benefícios de uma forma muito mais fácil e simples. 

Os especialistas ficaram realmente entusiasmados, encontrar uma forma de produzir alimentos saborosos que reduzem activamente o colesterol!

O Benecol representou uma nova categoria de alimentos e uma solução para o desafio!

Os ensaios clínicos que confirmam a eficácia do éster de estanol vegetal foram publicados pela primeira vez em 1992. 

Já detentora de mais de metade do mercado finlandês das margarinas, a Raisio agarrou a oportunidade e em 1995 lançou o creme para barrar Benecol – o primeiro produto deste género no mundo.